Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Modelo de Previsão de Insolvência para Companhias Aéreas (pdf 1,3 MB)

Autor: Ivan Maciel Ribeiro

Orientador(es): Rodrigo Arnaldo Scarpel (IEM) e Alessandro

Relator(es): Alessandro(?)

Ano: 2009

Resumo:

Modelos de previsão de insolvência de empresas é um assunto bastante explorado na literatura sem que, no entanto, existam modelos customizados capazes de capturar as particularidades inerentes a indústria do transporte aéreo. O presente trabalho constituiu uma tentativa de construção de um modelo de previsão de insolvência de empresas aéreas tendo como base os resultados de empresas aéreas brasileiras (VARIG, VASP e Transbrasil) que já passaram pelo processo de insolvência utilizando como variáveis explicativas índices financeiros de atividade (Giro de ativos), endividamento (Endividamento geral) e lucratividade (Retorno sobre ativos antes de juros e imposto de renda). O modelo de previsão de insolvência construído fez uso das metodologias de árvore de regressão e de regressão linear múltipla resultando em um modelo final em que a variável dependente é o tempo, em anos, até a insolvência e as variáveis independentes são os índices financeiros categorizados. Aplicou-se ainda o modelo obtido em um estudo de caso onde se analisou os resultados de empresas aéreas ainda atuantes no mercado (TAM e GOL) capturando com sucesso oscilações na saúde financeira das empresas ao longo de períodos de crise sem, no entanto, capturar mudanças mais sutis em períodos fora de crise.

Abstract:

Analyzing solvency of companies is a topic well covered in the existing literature. However, there are currently no specific models customized for the airline industry capable of dealing with specificities inherent to the sector. The present paper constitutes the first attempt to build a customized model (based on available data from local national companies that have already become insolvent: VARIG, VASP, Transbrasil) capable of analyzing airline companies solvency through the use of activity (Asset turnover), profitability (Return on assets before interest and income taxes) and debt (Debt Ratio) financial ratios. Regression tree and multiple linear regression methodologies were used resulting in a model in which the regressant is the time to bankruptcy (expressed in years) and the regressors are the financial ratios. The final model was tested based on available data from airlines still present in the market (TAM and GOL) successfully capturing worsening in the financial performance of those companies through periods of crisis without, however, capturing more subtle changes in regular economic periods.