Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009

(Turma 2009, TGs 2009)

Título: Cenários de Consumo e Uso Eficiente de Água no Aeroporto Internacional de São Paulo – Aisp, em Guarulhos (pdf 1,5 MB)

Autor: Carla Frisso

Orientador(es): Wilson

Relator(es): Marcelo

Ano: 2009

Resumo:

A desordenada exploração atual de recursos naturais é um processo que carece de alterações, em prol da sustentabilidade. A água é um dos recursos naturais cujo uso eficiente é mais exigido para a conservação dos estoques para gerações futuras. Especificamente no Brasil, é importante destacar a existência de uma abundante concentração hídrica no Norte brasileiro embora sua população seja relativamente pequena, enquanto grande parte da população brasileira vive em regiões críticas quanto aos recursos hídricos. Ainda, a região Sudeste, cuja população é a maior, possui problemas de poluição de mananciais devido a industrialização e a urbanização de grandes centros. Considerando esse contexto, este trabalho está inserido no projeto HIDROAER, uma iniciativa de uso eficiente da água a partir de novas tecnologias para a gestão e o reúso aplicadas a uma planta aeroportuária, no caso o aeroporto Internacional de São Paulo – AISP, em Guarulhos. O diagnóstico de consumo dos recursos hídricos do AISP, a partir de dados obtidos com as tecnologias de medição desenvolvidas e instaladas no aeroporto pelo projeto HIDROAER, revelou resultados interessantes como suporte ao uso eficiente de água. Primeiramente, o trabalho aponta um provável super dimensionamento do número de válvulas de descarga no sanitário masculino (atualmente, há 4 bacias neste sanitário) e necessidade de maior quantidade de bacias no sanitário feminino. Quanto ao consumo de água em si, embora o aeroporto já possua algumas tecnologias economizadoras de água instaladas, é possível reduzir consideravelmente o consumo de água com algumas medidas. A simples regulação de equipamentos nos sanitários da Asa D do AISP provocou economia de 22% no consumo, equivalente a 224.075 L, considerando-se um mês de análise. Os cenários de uso de água propostos mostram com clareza a grandeza do impacto da adoção de duas medidas - a implementação de programas de manutenção e a troca das válvulas convencionais pelas de duplo acionamento. De acordo com a comparação entre o consumo total do aeroporto nos cenários 1 (inicial) e 2 (cujas intervenções foram descritas acima), poderia ser possível a redução de 21% do consumo de água, correspondente a 306.059 m³.

Abstract:

The current uncontrolled exploitation of natural resources is a process that requires changing for the sake of sustainability. Water is a natural resource whose efficient use is primordial for stocks conservation to future generations. Specifically in Brazil, it is important to highlight an abundant water concentration in the north region, where population is relatively small, while a large amount of Brazilian population lives in critical areas regarding water resources. Moreover, the Southeast region, whose population is larger, faces problems of water sources pollution due to industrialization and urbanization. Considering this context, the work is part of HIDROAER project, an initiative for efficient water use, via new technologies for water management and reuse applied to an airport plant, the São Paulo International Airport- SPIA, in Guarulhos. The water consumption diagnosis in SPIA, as of data obtained from measurement technologies developed and installed at the airport by HIDROAER project, revealed interesting results to support the efficient use of water. Firstly, this work illustrates a potential super sized number of toilets in male restroom (where, currently, there are 4 toilets) and a call for larger amount of toilets in women’s restroom. Concerning water consumption itself, although the airport already utilizes some watersaving technologies, it can be considerably reduced with a few actions. A simple regulation of equipments in SPIA’s Wing D restrooms caused economy of 22% in water consumption, equivalent to 224,075 L, considering a month of analysis. The proposed water use scenarios clearly show the impact of two measures - the implementation of maintenance programs and the replacement of conventional valves with double flush valves. According to the comparison of the airport total water consumption in scenario 1 (initial) and 2 (those actions described above), a reduction of 21% in water consumption, corresponding to 306.059 m³, could be possible.