Divisão de Engenharia Civil Ano: 2009
(Turma 2009, TGs 2009)
Título: Cenários de Consumo e Uso Eficiente de Água no Aeroporto Internacional de São Paulo – Aisp, em Guarulhos (pdf 1,5 MB)
Autor: Carla Frisso
Orientador(es): Wilson
Relator(es): Marcelo
Ano: 2009
Resumo:
A desordenada exploração atual de recursos naturais é um processo que carece de
alterações, em prol da sustentabilidade. A água é um dos recursos naturais cujo uso eficiente é
mais exigido para a conservação dos estoques para gerações futuras.
Especificamente no Brasil, é importante destacar a existência de uma abundante
concentração hídrica no Norte brasileiro embora sua população seja relativamente pequena,
enquanto grande parte da população brasileira vive em regiões críticas quanto aos recursos
hídricos. Ainda, a região Sudeste, cuja população é a maior, possui problemas de poluição de
mananciais devido a industrialização e a urbanização de grandes centros.
Considerando esse contexto, este trabalho está inserido no projeto HIDROAER, uma
iniciativa de uso eficiente da água a partir de novas tecnologias para a gestão e o reúso
aplicadas a uma planta aeroportuária, no caso o aeroporto Internacional de São Paulo – AISP,
em Guarulhos.
O diagnóstico de consumo dos recursos hídricos do AISP, a partir de dados obtidos
com as tecnologias de medição desenvolvidas e instaladas no aeroporto pelo projeto
HIDROAER, revelou resultados interessantes como suporte ao uso eficiente de água.
Primeiramente, o trabalho aponta um provável super dimensionamento do número de
válvulas de descarga no sanitário masculino (atualmente, há 4 bacias neste sanitário) e
necessidade de maior quantidade de bacias no sanitário feminino.
Quanto ao consumo de água em si, embora o aeroporto já possua algumas tecnologias
economizadoras de água instaladas, é possível reduzir consideravelmente o consumo de água
com algumas medidas.
A simples regulação de equipamentos nos sanitários da Asa D do AISP provocou
economia de 22% no consumo, equivalente a 224.075 L, considerando-se um mês de análise.
Os cenários de uso de água propostos mostram com clareza a grandeza do impacto da
adoção de duas medidas - a implementação de programas de manutenção e a troca das
válvulas convencionais pelas de duplo acionamento. De acordo com a comparação entre o
consumo total do aeroporto nos cenários 1 (inicial) e 2 (cujas intervenções foram descritas
acima), poderia ser possível a redução de 21% do consumo de água, correspondente a 306.059
m³.
Abstract:
The current uncontrolled exploitation of natural resources is a process that requires
changing for the sake of sustainability. Water is a natural resource whose efficient use is
primordial for stocks conservation to future generations.
Specifically in Brazil, it is important to highlight an abundant water concentration in
the north region, where population is relatively small, while a large amount of Brazilian
population lives in critical areas regarding water resources. Moreover, the Southeast region,
whose population is larger, faces problems of water sources pollution due to industrialization
and urbanization.
Considering this context, the work is part of HIDROAER project, an initiative for
efficient water use, via new technologies for water management and reuse applied to an
airport plant, the São Paulo International Airport- SPIA, in Guarulhos.
The water consumption diagnosis in SPIA, as of data obtained from measurement
technologies developed and installed at the airport by HIDROAER project, revealed
interesting results to support the efficient use of water.
Firstly, this work illustrates a potential super sized number of toilets in male restroom
(where, currently, there are 4 toilets) and a call for larger amount of toilets in women’s
restroom.
Concerning water consumption itself, although the airport already utilizes some watersaving
technologies, it can be considerably reduced with a few actions.
A simple regulation of equipments in SPIA’s Wing D restrooms caused economy of
22% in water consumption, equivalent to 224,075 L, considering a month of analysis.
The proposed water use scenarios clearly show the impact of two measures - the
implementation of maintenance programs and the replacement of conventional valves with
double flush valves. According to the comparison of the airport total water consumption in
scenario 1 (initial) and 2 (those actions described above), a reduction of 21% in water
consumption, corresponding to 306.059 m³, could be possible.