Divisão de Engenharia Civil Ano: 2008

(Turma 2008, TGs 2008)

Título: Potenciais Hubs no Brasil e Análise de Dados do Tráfego (pdf 1,3 MB)

Autor: Manfredo Ventura Ferreira da Cunha

Orientador: Prof. Rodrigo Arnaldo Scarpel (IEM)

Relator: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2008

Resumo:

O aumento do número de passageiros transportados pelo meio aéreo no Brasil e conseqüentemente o aumento do número de aeronaves em movimento nos aeroportos tem causado diminuição no nível de serviço prestado. Com o intuito de amenizar esse problema, o objetivo desse trabalho foi coletar e analisar dados do transporte aéreo de passageiros no Brasil que foram suficientes para identificar os atuais aeroportos “hubs” brasileiros e sugerir novos aeroportos que poderiam funcionar como “mega hubs”. Fazendo isso se sugeriu a retirada de vôos de escalas dos principais aeroportos brasileiros, melhorando assim a qualidade de serviço prestada por eles. Antes, porém foi necessário atingir outros objetivos secundários que auxiliaram no desenvolvimento desse trabalho. Primeiramente essa pesquisa buscou fazer uma “foto” da movimentação atual dos aeroportos e identificar os casos mais críticos. Em seguida trabalharam-se os dados coletados a fim de juntar informações para identificar os atuais e os potenciais “hubs” do Brasil. Essa pesquisa acabou gerando um banco de dados que poderia ser utilizada para análises no método Link Analysis, a fim de maximizar a eficiência das rotas existentes. Para verificar sua potencialidade de utilização desse método foram verificados se os dados atendiam algumas das condições necessárias para esse tipo de análise.

Abstract:

The increase in the number of passengers transported through air in Brazil and consequently increasing the number of aircraft moving at airports has caused decrease in the level of service provided. In order to alleviate this problem, the aim of this work has been collecting and analyzing data of air passengers in Brazil that were sufficient to identify the current airport "hubs" and suggest new Brazilian airports that could serve as "mega hubs". Doing so is suggested the withdrawal of flights from scales of the main Brazilian airports, thus improving the quality of service provided by them. Before, however it was necessary to achieve goals other side that helped in the development of that work. First it tried to search a snapshot of the current handling of airports and identify the most critical cases. Then worked up the data collected in order to add information to identify current and potential "hubs" of Brazil. This search eventually creating a database that could be used for the method analyzes Link analysis in order to maximize the efficiency of existing routes. To verify their potential for use of this method were verified if the data met some of the conditions necessary for such analysis.