Divisão de Engenharia Civil Ano: 2008

(Turma 2008, TGs 2008)

Título: Panorama da emissão de gases no transporte aéreo (pdf 586 kB)

Autor: Jônathas Alverne Costa de Albuquerque

Orientadora: Profa. Rogéria de Arantes Gomes Eller

Relator: Prof. Colaborador Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Ano: 2008

Resumo:

A temática da restrição de emissões é um assunto novo, que está começando a ser posto em prática, primeiramente com algumas indústrias que os reguladores internacionais julgaram mais relevantes devido à contribuição dessas à quantidade total de emissões. Atualmente já se discute proposta para a inclusão de outras indústrias no European Union Emission Trading Scheme EU ETS (Esquema de Troca de Emissões da União Européia, numa tradução livre), o que poderia aumentar a quantidade total de emissões de CO2 regulada pelo referido esquema. Uma dessas atividades em voga para entrar na regulação da EU ETS é a indústria da aviação. Por ser uma indústria na qual não se tem dados precisos das emissões de CO2 e por não se saber ao certo quanto os outros gases emitidos pela aviação, sobretudo em cruzeiro, contribuem para o aquecimento global, ainda há muita discussão em torno desse assunto. O presente trabalho visa justificar a importância da inclusão da indústria da aviação no sistema de regulação do EU ETS, mostrando como a contribuição da aviação é relevante na temática do aquecimento global. Em seguida, ensaiam-se alternativas de proposição para redução de emissões provenientes dessa atividade.

Abstract:

Emission restriction is a new topic. It is being imposed firstly in industries where international regulators considered the amount of emissions to be relevant. One is discussing however the inclusion of other industries in the European Union Emission Trading Scheme EU ETS. That would increase the total amount of CO2 emission regulated by this scheme. An industry that is being considered to integrate the EU ETS is aviation. Due to the uncertainty of how much CO2 and other gases emitted by this industry contributes to global warming, there is still a great deal of discussion around this matter. This study intends to demonstrate the importance of the inclusion of the aviation industry in the EU ETS, showing that aviation emissions are relevant for global warming. The study then suggests alternatives to reduce these emissions.