Divisão de Engenharia Civil Ano: 2008
(Turma 2008, TGs 2008)
Título:
Panorama da emissão de gases no transporte aéreo
(pdf 586 kB)
Autor: Jônathas Alverne Costa de Albuquerque
Orientadora: Profa. Rogéria de Arantes Gomes Eller
Relator: Prof. Colaborador Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Ano: 2008
Resumo:
A temática da restrição de emissões é um assunto novo, que está começando a ser posto em
prática, primeiramente com algumas indústrias que os reguladores internacionais julgaram
mais relevantes devido à contribuição dessas à quantidade total de emissões. Atualmente já se
discute proposta para a inclusão de outras indústrias no European Union Emission Trading
Scheme – EU ETS (Esquema de Troca de Emissões da União Européia, numa tradução livre),
o que poderia aumentar a quantidade total de emissões de CO2 regulada pelo referido
esquema.
Uma dessas atividades em voga para entrar na regulação da EU ETS é a indústria da aviação.
Por ser uma indústria na qual não se tem dados precisos das emissões de CO2 e por não se
saber ao certo quanto os outros gases emitidos pela aviação, sobretudo em cruzeiro,
contribuem para o aquecimento global, ainda há muita discussão em torno desse assunto.
O presente trabalho visa justificar a importância da inclusão da indústria da aviação no
sistema de regulação do EU ETS, mostrando como a contribuição da aviação é relevante na
temática do aquecimento global. Em seguida, ensaiam-se alternativas de proposição para
redução de emissões provenientes dessa atividade.
Abstract:
Emission restriction is a new topic. It is being imposed firstly in industries where international
regulators considered the amount of emissions to be relevant. One is discussing however the
inclusion of other industries in the European Union Emission Trading Scheme – EU ETS.
That would increase the total amount of CO2 emission regulated by this scheme.
An industry that is being considered to integrate the EU ETS is aviation. Due to the
uncertainty of how much CO2 and other gases emitted by this industry contributes to global
warming, there is still a great deal of discussion around this matter.
This study intends to demonstrate the importance of the inclusion of the aviation industry in
the EU ETS, showing that aviation emissions are relevant for global warming. The study then
suggests alternatives to reduce these emissions.