Divisão de Engenharia Civil Ano: 2006

(Turma 2006, TGs 2006)

Título: Marketing em Aeroportos (pdf 1,7 MB)

Autor: Ricardo de Souza Ramos da Silva

Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves

Relator: Prof. Carlos Müller

Ano: 2006

Resumo:

Neste trabalho foram associadas práticas de marketing e suas repercussões no gerenciamento e na operação aeroportuária. Inicialmente buscou-se identificar na literatura as práticas que favorecem o marketing no ambiente aeroporto. Tais ações foram classificadas conforme seu foco: para as companhias aéreas, para os passageiros, para as empresas de apoio e para as operadoras de carga. A situação brasileira foi analisada e foram propostos estudos mais aprofundados para algumas ações que potencialmente tendem a melhorar o desempenho dos aeroportos em termos de satisfação dos anseios dos seus clientes. Alguns óbices foram identificados e vão exigir participação de vários setores da sociedade na sua alteração, inclusive em termos de legislação.

Abstract:

In this work it was associated some marketing practices and its repercussion on the airport management and operation. Initially it was identified in the existent literature the practices that improve the marketing in the airport environment. Such options were classified according to its focus: airlines, passengers, third parties and cargo operators. The Brazilian case was analyzed and further studies were proposed for some actions that could potentially improve the performance of airports when addressing the customer satisfaction. Some impediments were identified and will demand the effort of several sectors of society in the changing process, legislation-wise inclusive.