Divisão de Engenharia Civil Ano: 2006
(Turma 2006, TGs 2006)
Título:
Marketing em Aeroportos
(pdf 1,7 MB)
Autor: Ricardo de Souza Ramos da Silva
Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves
Relator: Prof. Carlos Müller
Ano: 2006
Resumo:
Neste trabalho foram associadas práticas de marketing e suas repercussões no gerenciamento e na
operação aeroportuária.
Inicialmente buscou-se identificar na literatura as práticas que favorecem o marketing no
ambiente aeroporto. Tais ações foram classificadas conforme seu foco: para as companhias
aéreas, para os passageiros, para as empresas de apoio e para as operadoras de carga.
A situação brasileira foi analisada e foram propostos estudos mais aprofundados para algumas
ações que potencialmente tendem a melhorar o desempenho dos aeroportos em termos de
satisfação dos anseios dos seus clientes. Alguns óbices foram identificados e vão exigir
participação de vários setores da sociedade na sua alteração, inclusive em termos de legislação.
Abstract:
In this work it was associated some marketing practices and its repercussion on the airport
management and operation.
Initially it was identified in the existent literature the practices that improve the marketing in the
airport environment. Such options were classified according to its focus: airlines, passengers,
third parties and cargo operators.
The Brazilian case was analyzed and further studies were proposed for some actions that could
potentially improve the performance of airports when addressing the customer satisfaction. Some
impediments were identified and will demand the effort of several sectors of society in the
changing process, legislation-wise inclusive.