Divisão de Engenharia Civil Ano: 2006
(Turma 2006, TGs 2006)
Título:
Desenvolvimento de um Aeroporto-Heliporto com Múltiplos Pontos de Toque e Oprações Simultâneas
(pdf 1,8 MB)
Autor: Marco Antônio Carnevale Coelho
Orientador: Prof. Anderson Ribeiro Correia
Relator: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves
Ano: 2006
Resumo:
Neste trabalho, será proposta uma alternativa para o projeto conceitual do novo
aeroporto de Farol de São Tomé, região norte do Estado do Rio de Janeiro. Este
empreendimento tem por objetivo dar suporte às operações logísticas “off shore” da Petrobrás
na bacia de Campos. Para a elaboração do projeto os seguintes requisitos devem ser
contemplados: possibilidade de operações simultâneas, múltiplos pontos de toque e elevado
número de posições de estacionamento de aeronaves de asa rotativa.
Para alcançar tal objetivo, foram realizadas visitas técnicas a operadores de aeronaves
de asa rotativa no âmbito nacional e realizada uma pesquisa de campo no aeroporto de
Macaé onde foram coletadas as informações que subsidiaram a confecção do programa de
necessidades da Petrobrás e do fluxograma de utilização das instalações o que fundamentou o
projeto final idealizado.
Abstract:
This work presents a proposal alternative for the design of the new airport of “Farol de
São Tomé” in northern Rio de Janeiro. The objective of this airport is to provide support for
the off-shore logistics operations of Petrobras S. A.(Campos Basin). The following
requirements were considered on the elaboration of this project: possibility of simultaneous
operations, multiple touch-down points, and raised positions for parking helicopters.
Several technical field trips to various major helicopters operators in Brazil were made
in order to assess the state of the art of heliport operations and design in Brazil. Additionally,
a vast survey at “Macaé Airport” (site that currently operates most Petrobras S. A.flights to
oil platforms) was accomplished to collect important information to subsidize the confection
of the program needs of Petrobras and to develop the flowchart of use of the facilities that will
compose the final proposal.