Divisão de Engenharia Civil Ano: 2005
(Turma 2005, TGs 2005)
Título:
Crise e Fragilidade Financeira: Um Estudo da Saída de
Operadoras em Mercados de Transporte Aéreo
(pdf 769 kB)
Autor: Rodrigo Ferreira de Oliveira
Orientador: Prof. Alessandro Vinícius Marques de Oliveira
Relator: Prof. Rodrigo Arnaldo Scarpel (IEM)
Ano: 2005
Resumo:
Neste trabalho analisou-se a situação de empresas em situação de insolvência no
Brasil. Adotou-se o período de 1983 a 2003. As companhias foram escolhidas baseadas em
informações da imprensa, sobre quais estavam em uma situação que poderia ser classificada
como de fragilidade financeira. Escolheram-se os grupos Varig, Vasp e Transbrasil. Analisouse
também a situação da indústria como um todo. A análise das empresas em situação de
insolvência permitiu que se entendesse melhor as condições que levam à saída de uma
empresa do mercado, o que gera uma serie de problemas. Uma adequada previsão da saída de
companhias aéreas permite às autoridades antecipar as ações de suavização de seus efeitos,
sobretudo com relação à descontinuidade do serviço. Para determinar-se a solvência ou não
das empresas analisaram-se três índices financeiros: o Endividamento Geral (EG) , o Giro do
Ativo (GA), e o ROA AJIR (Return on assets antes de juros e imposto de renda). Analisou-se
também um índice PS que é um medidor da solvência das empresas baseado nos índices EG,
GA e ROA. Este trabalho buscou uma primeira modelagem para o caso das empresas aéreas
em situação de insolvência no Brasil. Recomenda-se que um trabalho mais detalhado, com
uma maior base de dados e utilizando outras abordagens seja feito na busca de outros
resultados que possam ser comparados a estes, validando-os ou contrariando-os.
Abstract:
This work has analyzed airlines in a bankruptcy situation. It has adopted the period of
1983 to 2003. The airlines have been chosen based on press information, about which ones
could be classified as in a bankruptcy state. The groups chosen were: Varig, Vasp and
Transbrasil. The situation of the industry as a whole has also been analyzed. The analysis of
the bankruptcy airlines allowed a better understanding of the conditions that causes a
company to leave the market. An adequate prediction of those leaves allows the regulatory
authorities to anticipate the actions that will soften these effects, especially those related to
the discontinuity of the service. To determine the airlines’ bankruptcies three financial
indexes had been analyzed: The Debt Ratio (EG), the Asset Turn (GA), and the Return on
Assets Before Interest and Income Taxes (ROA AJIR). An index PS, that reflects the airlines’
solvency, was also analyzed. The PS index is based on the other indexes EG, GA, and ROA.
This work has attempted a first modeling for the case of the airlines in a bankruptcy situation
in Brazil. It recommends that a more detailed research, with a bigger database and using
different approaches to the problem, be made in the search of other results that can be
compared with these, validating them or opposing them.