Divisão de Engenharia Civil Ano: 2005

(Turma 2005, TGs 2005)

Título: Implantação da Terceira Pista do Aeroporto Internacional de São Paulo – Uma Proposta para o Projeto de Terraplenagem (pdf 14,7 MB)

Autor: Hugo Vieira de Vasconcelos

Orientadores: Instrutor 1o Ten. Eng. Ronaldo Gonçalves de Carvalho (ITA), Eng. Jiro Hashizume (INFRAERO) e 1o Ten. Eng. Arnaldo Satoru Gunzi (DIRENG)

Relator: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2005

Resumo:

O presente Trabalho de Graduação apresenta uma proposta de projeto de terraplenagem para a implantação da terceira pista de pouso do Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos. Utilizou-se, como ferramenta auxiliar, o programa computacional Bentley InRoads, especialmente desenvolvido para elaboração de projetos viários, incluindo modelamento espacial e cálculo de volumes de terraplenagem. Os levantamentos preliminares (topográfico e geotécnico) foram fornecidos pela INFRAERO, assim como a configuração geométrica horizontal. Com base nas recomendações internacionais publicadas no Anexo 14 da OACI, identificou-se uma inconformidade no distanciamento entre a pista de pouso e pista de rolamento, propondo-se uma solução alternativa para o projeto geométrico original. Apresenta-se ainda, o cálculo das sobrelarguras necessárias às manobras da aeronave de projeto nas pistas de rolamento. Para o cálculo dos volumes de terraplenagem, considerou-se a espessura total do pavimento e a necessidade de execução de um aterro de sobrecarga.

Abstract:

This work presents a proposal of Earthwork’s project for the implantation of the third runway of São Paulo/Guarulhos International Airport. It was used, as an auxiliary tool, the computational software Bentley InRoads, especially developed for elaboration of road projects, including design and calculation of Earthwork’s volumes. The preliminary surveys (topographical and geotechnical) had been supplied by INFRAERO, as well as the horizontal geometric configuration. On the basis of published international recommendations in Annex 14 of ICAO, it was identified that the third runway was not so far away from the taxiway as it should, so it was considered an alternative solution for the original geometric project. It is still presented the calculation of over-widths necessary to the maneuvers of the design aircraft in the taxiways. For the calculation of the Earthwork’s volumes, it was considered total thickness of pavement and the necessity of execution of a fill with earth of overload.