Divisão de Engenharia Civil Ano: 2004
(Turma 2004, TGs 2004)
TGS de Alunos da Infra - 2004 - 08
Título: Plano de Marketing para uma Empresa Pública: um
Estudo de Caso (pdf
719 kB)
Autor: Fabricio Moura Moreira
Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves
Relatora: Profa. Lígia Maria Soto Urbina
Ano: 2004
Resumo:
Este Trabalho de Graduação tem por finalidade a elaboração
de um Plano de Marketing para a Divisão de Infra-Estrutura Aeronáutica
(INFRA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foram
levantadas informações sobre as principais deficiências
e potencialidades da divisão, bem como as oportunidades e ameaças
para o futuro, de tal forma a dar embasamento suficiente para a formulação
de um Plano de Marketing. Vale ressaltar também que se trata de
uma instituição pública com todas as suas peculiaridades,
dando um caráter diferente a este trabalho. Enfatizar-se-á,
no presente trabalho, a visão dos alunos que atualmente fazem parte
da divisão, procurando focar na necessidade de uma maior participação
por parte dos alunos nos processos decisórios da INFRA. Além
disso, serão explicitadas algumas possíveis soluções
para os principais problemas encontrados, assim como será possível
manter os aspectos positivos que estão presentes hoje. Portanto,
será apresentado, também, como estabelecer objetivos claros
e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo que estes
deverão estar em consonância com todos os integrantes do processo.
Abstract:
This work has for purpose the elaboration of a Marketing Plan for the
Divisão de Infra-Estrutura Aeronáutica (INFRA) of the Instituto
Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Information on the main
deficiencies and potentialities of the division had been gathered, as well
as the opportunities and threats for the future, giving enough basement
for the elaboration of a Marketing Plan. It`s important to stand out also
that it is about a public institution with all its peculiarities, giving
a different character to this work. It will be emphasized, in the present
work, the vision of the pupils who currently are part of the division,
looking for focusing in the necessity of a bigger participation of the
pupils in the power to help deciding processes in the INFRA. Moreover,
some possible solutions for the main found problems will be presented,
as well as will be possible to keep the positive aspects that are gifts
today. Therefore, it will be presented, also, as to establish clear objectives
and strategies to reach these objectives, which will have to be in accord
with all the process integrants.