Divisão de Engenharia Civil Ano: 2004

(Turma 2004, TGs 2004)

TGS de Alunos da Infra - 2004 - 08

Título: Plano de Marketing para uma Empresa Pública: um Estudo de Caso (pdf 719 kB)

Autor: Fabricio Moura Moreira

Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves

Relatora: Profa. Lígia Maria Soto Urbina

Ano: 2004

Resumo:

Este Trabalho de Graduação tem por finalidade a elaboração de um Plano de Marketing para a Divisão de Infra-Estrutura Aeronáutica (INFRA) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foram levantadas informações sobre as principais deficiências e potencialidades da divisão, bem como as oportunidades e ameaças para o futuro, de tal forma a dar embasamento suficiente para a formulação de um Plano de Marketing. Vale ressaltar também que se trata de uma instituição pública com todas as suas peculiaridades, dando um caráter diferente a este trabalho. Enfatizar-se-á, no presente trabalho, a visão dos alunos que atualmente fazem parte da divisão, procurando focar na necessidade de uma maior participação por parte dos alunos nos processos decisórios da INFRA. Além disso, serão explicitadas algumas possíveis soluções para os principais problemas encontrados, assim como será possível manter os aspectos positivos que estão presentes hoje. Portanto, será apresentado, também, como estabelecer objetivos claros e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo que estes deverão estar em consonância com todos os integrantes do processo.

Abstract:

This work has for purpose the elaboration of a Marketing Plan for the Divisão de Infra-Estrutura Aeronáutica (INFRA) of the Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Information on the main deficiencies and potentialities of the division had been gathered, as well as the opportunities and threats for the future, giving enough basement for the elaboration of a Marketing Plan. It`s important to stand out also that it is about a public institution with all its peculiarities, giving a different character to this work. It will be emphasized, in the present work, the vision of the pupils who currently are part of the division, looking for focusing in the necessity of a bigger participation of the pupils in the power to help deciding processes in the INFRA. Moreover, some possible solutions for the main found problems will be presented, as well as will be possible to keep the positive aspects that are gifts today. Therefore, it will be presented, also, as to establish clear objectives and strategies to reach these objectives, which will have to be in accord with all the process integrants.