Divisão de Engenharia Civil Ano: 2004
(Turma 2004, TGs 2004)
TGS de Alunos da Infra - 2004 - 08
Título: Políticas de Inovação e de Promoção
do Comércio Exterior - Evolução das Exportações
do Estado do Ceará (pdf
3,5 MB)
Autor: Carlos Alcântara de Albuquerque
Orientadora: Profa. Lígia Maria Soto Urbina
Relator: Prof. Arnoldo Souza Cabral
Ano: 2004
Resumo:
Em anos recentes tem crescido o consenso de que as exportações
desempenham um papel de vital importância para reduzir a vulnerabilidade
externa, para propiciar um ambiente de competição que estimule
as empresas a ganhar vantagens competitivas, introduzindo inovações
em processos, produtos e serviços, e com isso promover o desenvolvimento
econômico. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar
o desempenho do setor exportador do Estado de Ceará à luz
das novas políticas de competitividade e de inovação
dos países desenvolvidos e do Brasil, e da política de promoção
do comércio exterior brasileira.
O texto está dividido em três tópicos centrais
que tratam de aspectos distintos relacionados ao comércio exterior:
as políticas de competitividade, os incentivos do governo brasileiro
para a promoção das exportações e um estudo
mais detalhado da pauta de exportações do Estado do Ceará.
No primeiro momento é destacada a importância das novas
políticas de competitividade e de inovação tecnológica
para o incremento do comércio exterior no mundo globalizado atual,
sendo analisadas algumas experiências internacionais e as políticas
brasileiras de competitividade. Numa segunda fase do trabalho são
destacados e detalhados os principais incentivos oferecidos pelo governo:
incentivos fiscais com respectiva legislação (receitas de
exportação não integram a base de cálculo do
PIS e COFINS, sistemas de drawback, etc.); incentivos financeiros (Proex,
BNDES-exim, etc); e programas de apoio às exportações
(Apex, PEE, outros). O trabalho é finalizado com uma análise
dos números que compõem a balança comercial cearense
bem como das potencialidades do estado para incrementar suas exportações,
destacando a política de promoção de exportações
posta em prática pelo atual governo cearense.
Abstract:
In recent years, it has grown the consensus that exports play a role
of vital importance in the promotion of economic development as they reduce
external vulnerability; propitiate a competitive environment that stimulates
companies to innovate processes, products and services, in order to obtain
competitive advantages. In this context, the objective of this work shed
a light on the performance of the export sector of the State of Ceará,
utilizing as support the new competitiveness and innovation policies of
implemented by developed countries and the Brazilian recent proposals,
as well as the Brazilian foreign trade promotion policy.
The text is divided in three main issues that deal with related aspects
of the foreign commerce: the competitiveness policies, the public incentives
for the promotion of Brazilian exports, and a detailed study that examines
the composition and performance of the export sector of the State of the
Ceará.
Initially, it is showed the importance of the new competitiveness and
technological innovation policies for promoting foreign commerce, analyzing
some international experiences and the Brazilian competitiveness policy.
Afterwards, the main export promotion incentives offered by Brazilian government
are examined: tax incentives and its legislation; financial incentives;
and public programs that support exports. Finally, the foreign trade performance
of the State of Ceará is analyzed, examining its trade balance evolution,
its potential export opportunities, as well as the recently adopted export
promotion policy.