Divisão de Engenharia Civil Ano: 2002

(Turma 2002, TGs 2002)

Título: Análise de Atrasos na Área de Controle Terminal São Paulo (TMA- SP) por Meio de Metodologia de Simulação

Autor: Helbert Barreto Amâncio

Orientador: Prof. Carlos Müller

Ano: 2002

Resumo:

Este trabalho trata sobre um estudo a respeito do movimento aéreo da Área de Controle Terminal São Paulo (TMA-SP). A metodologia aplicada para atingir os objetivos pretendidos foi a simulação por computador, método largamente aplicado em estudos e análises de sistemas.

Para construção do modelo daTMA-SP foi utilizado umsoftwareespecialmente desenvolvido pelaFAA(Federal Aviation Administration) para estudos em aeroportos e espaços aéreos, oSIMMOD, que utiliza um método discreto, dinâmico e estocástico, e apresenta a possibilidade de fornecer, entre outras informações, dados de capacidade, tempos de viagens, atrasos e consumo de combustível.

De forma a garantir a representatividade das operações na simulação, foi escolhido o dia de maior movimento daTMA-SP no ano de 2001. A situação atual foi designada como cenário 1, o qual foi adotado como base de referência para o estudo. Mais três cenários foram criados com o intuito de avaliar atrasos no Terminal. O cenário 2 consiste na retirada da aviação lenta (commuter) do Aeroporto de Congonhas. No cenário 3 é feita uma redistribuição das decolagens em Congonhas e no quarto e último cenário considera-se a operação do terceiro terminal e da terceira pista em Guarulhos.

Os resultados foram analisados e comparados em termos de atrasos médios em vôo e atrasos médios totais naTMA-SP e nos aeroportos, para situações atuais e futuras.