Divisão de Engenharia Civil Ano: 2001

(Turma 2001, TGs 2001)

Título: Alternativas Estratégias num Ambiente Tecnológico de Marketing: Estudo de Caso

Autor: Thiago Antônio Xavier Simão

Orientadores: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves e Profa Lígia Maria Soto Urbina

Ano: 2001

Resumo:

Neste trabalho se mostrará as principais transformações que vem ocorrendo nas relações comerciais nos últimos tempos, em função do desenvolvimento tecnológico.

Inicialmente, descrever-se-á a evolução histórica do marketing ao longo do século XX até os dias atuais, com o surgimento do conceito de CRM (Customer Relationship Management - Gerenciamento de Relacionamento com os Clientes) e de novas formas de se realizar marketing de relacionamento.

Serão mostradas maneiras de se desenvolver estratégias de relacionamento com clientes, considerando-se algumas ferramentas muito importantes de suporte às decisões que têm se desenvolvido ultimamente.

Posteriormente, desenvolve-se um estudo de caso que mostra as estratégias de relacionamento com clientes a partir de interpretações de dados, quando se consegue estabelecer as variáveis que retratam o comportamento dos clientes e, a partir daí, pode-se incentivar padrões de relacionamento.

Evidencia-se, assim, a grande importância do desenvolvimento de estratégias de relacionamento correto com os clientes, com auxílio de ferramentas de alta tecnologia para se armazenar e retirar os dados relevantes, no sentido de se alcançar o sucesso e a diferenciação competitiva no mundo corporativo.