Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Estudo dos Critérios de Projeto de Aeroportos Regionais
Autores: Giovanni Ribeiro Gabriele, Newton Maia Salomão Alves e Patrícia Silva Rodrigues
Orientador: Prof. Dario Rais Lopes
Ano: 2000
Resumo:
Devido à não existência de uma normatização nacional específica para aeroportos que não operam vôos internacionais, o DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) sugeriu a elaboração de um estudo que analisasse os critérios adotados em outros países, como Estados Unidos e Japão, para esse tipo de operação. Estes critérios seriam então comparados com as recomendações da ICAO, padrão internacional, utilizadas em todos aeroportos brasileiros, inclusive os de tráfego regional doméstico.
A partir de um prévio estudo do transporte aéreo regional brasileiro e definições dos critérios de Lado Ar e Lado Terra analisados, este trabalho consiste na compilação, comparação e análise dos principais critérios de planejamento e projeto de aeroportos sugeridos pela FAA (Federal Aviation Administration), JICA (Japan Internacional Cooperation Agency) e ICAO, principalmente.
Foi feita também uma aplicação de alguns dos critérios levantados para o aeroporto de São José do Rio Preto. A comparação dos resultados obtidos segundo os diversos critérios demonstra a real necessidade de recomendações adequadas às peculiaridades do transporte regional (doméstico) brasileiro, assim como já existem para outros diversos países. Este é então um dos primeiros passos no sentido da criação de uma norma que contemple os aeroportos regionais brasileiros.