Divisão de Engenharia Civil Ano: 2000

(Turma 2000, TGs 2000)

Título: Uma Proposta de um Plano de Avaliação Institucional para o ITA

Autor: Hélio Mitsuhiro Osato e Winston Shigueaki Nakata

Orientador: Prof. Cláudio Jorge Pinto Alves

Ano: 2000

Resumo:

O presente trabalho propõe um modelo de avaliação institucional para o ITA com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição. O modelo proposto tenta se enquadrar no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras, coordenado pelo MEC.

Para a realização deste trabalho foram realizados estudos sobre a proposta básica de avaliação do MEC e programas de avaliação institucional de outras instituições de ensino.

O conteúdo do trabalho resume-se à definição de uma metodologia de avaliação e a elaboração de índices institucionais para análise de dados, dando suporte para a tomada de decisões. A metodologia adotada foi definida considerando-se que o ITA é uma escola de engenharia e que apresenta peculiaridades.

O processo de avaliação deve ser o contraponto da proposta institucional desenvolvida pelo ITA, buscando ser um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico, uma ferramenta para o planejamento e gestão universitária e um processo sistemático de prestação de contas à sociedade.

Este trabalho é o primeiro passo para a implantação da avaliação institucional no ITA, sendo necessário ainda trilhar um longo caminho, passando pela formação da comissão de avaliação, a coleta e análise de alguns dados, a avaliação externa e por fim uma reflexão acerca dos resultados obtidos nas avaliações para a definição dos rumos a serem tomados pelo ITA.