Divisão de Engenharia Civil Ano: 1999

(Turma 1999, TGs 1999)

Título: Utilização de Algoritmos Genéticos na Otimização da Alocação de Aeronaves em Pátios de Aeroportos

Autor: Petrônio Augusto Pinheiro Júnior

Orientadores: Prof. Carlos Müller e Eng. Paulo Marcos Santo de Almeida

Ano: 1999

Resumo:

O presente trabalho visa avaliar a utilização de algoritmos genéticos como ferramenta prática na resolução do problema de designação na alocação de aeronaves emgatesem aeroportos, problema também conhecido porgate assignment. De maneira mais específica, será analisada sua aplicabilidade no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (AISP), por ser o mais importante aeroporto brasileiro em termos de volume de tráfego e passageiros, e também encontrar sérias restrições operacionais que dificultam esta designação, tornando-se portanto um problema bastante importante neste aeroporto e semelhante em outros aeroportos de grande porte. A utilização de um algoritmo de busca do tipo genético será utilizada de forma a maximizar o conforto dos passageiros no sentido de minimizar a distância total percorrida pelos passageiros durante o processo de embarque e desembarque, resultando assim um melhor nível de serviço oferecido pelo aeroporto aos seus usuários. A aplicabilidade de um modelo para esta aplicação depende fundamentalmente do tempo de processamento necessário para realizar a alocação dos vôos nosgates. O objetivo portanto é analisar a possibilidade da sua utilização em tempo real como ferramenta de auxílio nos aeroportos, fazendo com que mesmo que ocorram atrasos ou adiantamentos nos vôos, uma nova otimização possa ser alcançada, ou seja, factível em tempo hábil.