Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Simulação do Nível Dinâmico de uma Bateria de Poços Localizados em São José dos Campos e Caçapava
Autor: Vinícius Utescher Intrieri
Orientadora: ProfaÍria Fernandes Vendrame
Ano: 1999
Resumo:
A água é, sem dúvida, um dos grandes tesouros da humanidade, sem a qual não seria possível imaginar a vida na Terra. Grande parte do abastecimento de água no mundo hoje é feito através da exploração de águas subterrâneas. Interrupções neste abastecimento podem causar transtornos, além de prejuízos econômicos.
Por isso, a proposta desse Trabalho de Graduação é a de mapear a influência dos poços da região de São José dos Campos e Caçapava sobre o lençol subterrâneo da região, para estimar os níveis dinâmicos e fornecer subsídios para a instalação de novos poços.
Para cumprir este objetivo, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica completa sobre o assunto. A seguir, com o auxílio financeiro da FAPESP, foi adquirido osoftwarede simulação de águas subterrâneas Visual MODFLOW 2.8. Através da HIDROGESP de São José dos Campos, foram obtidos os dados de bombeamento de uma série de poços em São José dos Campos e Caçapava. Com estes dados foi possível o cálculo de parâmetros geológicos do terreno. Além disso, foram adquiridos dados hidrológicos, pluviométricos, topográficos e fluviais da região.
Com os dados, executou-se a entrada no modelo, para diferentes cenários de pluviosidade e vazão dos poços mapeados. Foram calculados os rebaixamentos para cada um dos cenários, e concluiu-se que a influência dos poços nos rebaixamentos na região é grande, sendo o rebaixamento proporcional à vazão nestes poços. Além disso, pôde-se observar que os rebaixamento são menores nas áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul, o que pode ser uma indicação para a abertura de novos poços.