Divisão de Engenharia Civil Ano: 1999

(Turma 1999, TGs 1999)

Título: Análise do Comportamento "in Situ" de Solos Plintíticos Empregados como Camada Estrutural de Pavimentos

Autor: Alex Moraes da Costa

Orientador: Prof. Eugênio Vertamatti

Ano: 1999

Resumo:

O presente Trabalho de Graduação objetiva propor recomendações para o uso racional de solos plintíticos em camadas estruturais de pavimentos submetidas a baixo volume de tráfego.

Para a análise do comportamento geotécnico "in situ" de solos plintíticos, foram realizados ensaios durante três campanhas de campo, em amostras deformadas extraídas do trecho experimental executado em Belém-PA. Este trecho foi executado porWANDERLEY NETO(1995)em seus estudos de Mestrado, onde analisou as propriedades dos solos plintíticos quanto ao seu endurecimento.

Inicialmente, fez-se uma revisão bibliográfica, dando-se maior ênfase aos estudos precedentes deVERTAMATTI(1988) e deWANDERLEY NETO(1995); estudando-se, também, os ensaios de MINI-MCV e de Módulo Resiliente.

Posteriormente, em Belém-PA, foram feitas três campanhas de campo e coleta de dados meteorológicos. Na primeira e segunda campanhas de campo, executou-se ensaios tradicionais de umidade e granulometria e o ensaio DCP - "Dynamic Cone Penetrometer". Na terceira campanha de campo, além desses ensaios, também foram realizados os de compactação, CBR e DCP em laboratório.

Foi feito o levantamento do perfil de umidade nas três campanhas de campo, objetivando-se verificar a variação deste em função das condições climáticas sazonais.

A partir do ensaio DCP, obteve-se uma estimativa do CBR de campo. Foi levantada a variação deste em função da profundidade, nas diferentes campanhas de campo.

Foi realizado o ensaio CBR em cinco amostras, em diferentes condições de umidade. Nestes mesmos cilindros, obteve-se uma correlação DCPxCBR para a estimativa de CBR "in situ", a qual foi comparada à obtida porVERTAMATTI e OLIVEIRA (1997).

Finalmente, foram realizadas simulações computacionais com o Programa FLAPS, para uma análise do comportamento estrutural.

Os resultados obtidos neste trabalho foram analisados e comparados com os obtidos porWANDERLEY NETO (1995), de modo a buscar-se estabelecer recomendações técnicas que direcionam o emprego racional desses solos como camada estrutural de pavimentos em locais onde não existem materiais mais nobres.