Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Avaliação dos efeitos da Degradação Física do solo na interação Biosfera-Atmosfera
Autor: Paulo Henrique Pinto Souza
Orientadores: Eng. Humberto Ribeiro da Rocha (INPE) e Profa. Íria Fernandes Vendrame
Ano: 1993
Resumo:
Os modelos de circulação geral da Atmosfera (MCG) necessitam ter acoplados modelos de difusão hidráulico no solo, tendo em vista a redistribuição de água nas várias camadas do solo e o cálculo da umidade disponível para os processos de evapotranspiração. Omodelo SiB(Simple Biosphere) é um modelo de difusão hidráulica no qual a vegetação é parametrizada em função de sua eficiência em realizar os processos de evapotranspiração e o solo em função de alguns parâmetros físicos.
Este trabalho desenvolve uma análise de sensibilidade do modelo SiB ao calcular o balanço de água no solo em relação aos parâmetros físicos do solo representados no modelo: condutividade hidráulica de saturação e o parâmetro de forma da curva de retenção de água no solo.
As simulações do modelo são desenvolvidas para áreas de floresta e pastagem na região de Manaus, utilizando um banco de dados do projeto ABRACOS (Anglo-Brazilian Amazonian Climate Observation). A avaliação dos resultados também leva em consideração os dados observados de água no solo.