Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Parque de Abastecimento de Aeronaves (PAA), Localização e Condicionamento em Aeroportos
Autor: Silvio Antonio de Arruda
Orientadora: ProfaFriedhilde Maria Kustner Manolescu
Ano: 1991
Resumo:
O trabalho aqui apresentado oferece uma proposta de reformulação da norma brasileira que trata de implantação de postos de abastecimento de aeronaves em aeroportos. Esta proposta de reformulação decorre do fato de que a norma atual, tendo sido a primeira a tratar especificamente deste assunto, criou uma série de restrições, abrangentes a todo o complexo aeroportuário nacional, sem considerar algumas diferenças existentes entre as diversas categorias de aeroportos e as aeronaves que neles operam.
A partir da implantação da norma existente, a administração de diversos aeroportos, principalmente os aeroportos de cidades pequenas, começou a solicitar a revisão da mesma, uma vez que a adaptação de seus parques de abastecimento às condições da mesma, seria extremamente dispendiosa e de soluções técnicas muito difíceis.
Como consequência da situação acima exposta, o Instituto de Aviação Civil propôs o estudo do problema com vistas à reformulação da norma existente. Este estudo, aqui apresentado, contém a proposta de uma nova norma em que se procurou analisar cada um dos agentes fornecedores de risco dentro de um parque de abastecimento, considerando todos os aspectos ignorados pela norma atual.