Divisão de Engenharia Civil
|
Título: Análise da Erodibilidade de Solos Tropicais
Autor: Francisco Antônio Ramos de Araújo
Orientador: Prof. Eugênio Vertamatti
Ano: 1989
Resumo:
Este trabalho visa estruturar uma ferramenta complementar à metodologia MCT (de classificação de solos tropicais) no tocante ao tema erosão, assunto este que ainda não é bem dominado no contexto da Mecânica dos Solos. Enfoca os principais fatores intervenientes no processo erosivo, fazendo um paralelo entre as metodologias clássicas que objetivam qualificar e quantificar a erosão, e a metodologia MCT, que considera os aspectos pedogenéticos peculiares dos solos lateríticos e saprolíticos, típicos do ambiente tropical.
A tônica básica do trabalho volta-se para a sucção em solos, fenômeno que está intrinsecamente relacionado aos processos erosivos. Levantam-se curvas de retenção de umidade de solos: TS (tensão de Sucção) x h (umidade) que, juntamente com ensaios de Perda por Imersão, efetuados a partir de amostras deformadas e indeformadas, contituem a aludida ferramenta. São tratados solos possuidores de graus de erosão que se situam desde os muito erodíveis até os pouco erodíveis.
No contexto aeroportuário nacional, a erosão tem se constituído em um fenômeno preocupante, haja vista os sérios problemas ocorridos nos aeroportos de Santarém, Manaus, Cachimbo, Confins e outros, o que motivou o Departamento de Geotecnia da IEI-ITA, a realizar estudos nesse campo.