Divisão de Engenharia Civil Ano: 1978

(Turma 1978, TGs 1978)

Título: Estudos Preliminares para um Aperfeiçoamento da Estrutura Organizacional do ITA

Autores: Edson Aslan (Divisão de Mecânica) e Oswaldo Sansone Rodrigues Filho

Orientador: Michal Gartenkraut

Conclusão (obtido do original, sem resumo, em 05-mar-2010):

Considerações
Este trabalho não pretende ser exaustivo, no sentido de resolver todos os problemas existentes na Estrutura Administrativa do ITA hoje. Entretanto, é fruto de um esforço bastante grande e que acreditamos, trouxe como resultado do diagnóstico executado em uma primeira fase, uma sugestão real de como a atual Estrutura pode ser melhorada de forma a atingir os objetivos sociais do ITA, com um desgaste administrativo bastante menor.
Na estrutura proposta, existem vários detalhes, que só adquirirão forma definitiva, após sua implantação e operacionalização. Entretanto, queremos atentar o leitor para o detalhe que consideramos ser o mais importante. Trata-se da possibilidade de criação de uma terceira Vice-Reitoria, que se ocuparia das Diretorias de Ciência e Administração, que responderiam a todo o Reitorado na estrutura proposta. Essa Vice-Reitoria poderia se chamar Vice-Reitoria de OPERAÇÕES, uma vez que ela trataria de toda a parte realmente operacional do ITA.
Acreditamos que se houver um bom planejamento, o que é condição importante para que uma Estrutura Matricial possa funcionar de forma precisa, a Vice-Reitoria de Operações é desnecessária. Como observamos no Capítulo V, item 6, o funcionamento se dará todo baseado em um Plano Estratégico. Então, caso aparecerem problemas, eles certamente serão de vulto e todo o Reitorado e mais as Comissões deste, serão envolvidos na resolução.
Extensões
Nós propomos que novos trabalhos de Graduação se sigam a este, ocupando-se do "Desenvolvimento do Processo de Implantação da Estrutura Proposta". Deve abranger estudos que possibilitem a reestruturação dos Departamentos, principalmente dos Departamentos de Ensino, que se constituirão nas Áreas de Conhecimento. E também a confecção de normas de funcionamento para as Áreas de Conhecimento, e em especial para as Coordenadorias de Projeto, de Pós-Graduação e de Graduação.