Divisão de Engenharia Civil Ano: 1978

(Turma 1978, TGs 1978)

Título: Estrutura para Edifício de 20 Andares

Autores: Gilberto Lopes da Fonseca, Levy Gonçalves, José renato Oliveira, Mauro Gonçalves de Oliveira e Silas Reinaldo da Costa

Orientador: Prof. Octávio Manhães de Andrade Júnior

Ano: 1978

Resumo:

Este trabalho consiste de um roteiro, cálculo e dimensionamento de uma estrutura para um edifício de 20 andares.

Tendo em vista que o principal objetivo deste Trabalho de Graduação é a sistematização do cálculo da estrutura, nem todas as peças componentes do conjunto foram detalhadas e desenhadas. Não obstante existem, para os diversos casos, exemplos completos de solução.

Partindo da planta de arquitetura escolhemos uma estrutura conveniente.

De acordo com a seqüência de desenvolvimento do trabalho, calculamos e dimensionamos diversos tipos de peças que compõem a estrutura de um edifício: lajes, vigas, pilares, etc.

Face o cálculo estrutural ser uma tarefa trabalhosa e altamente repetitiva, lançamos mão de programas computacionais para o cálculo de esforços em lajes, vigas, pilares e caixa díágua. Os programas utilizados nesta etapa foram: RLCV (Reação de lajes e carregamento em vigas) e STRESS (Structural Engineering System Solver).

Para o dimensionamento de vigas e pilares foram usados os programas VIGA e FLECO, respectivamente.

O processamento dos programas acima citados foi realizado no computador IBM-1130 da Divisão de Processamento de Dados do ITA.

Não obstante o uso do computador, grande parte do trabalho foi feita segundo os métodos clássicos encontrados na literatura apropriada.