Emblema do ITA
Descrição e Simbologia
Escudo redondo constituído em campo de blau, com a bordadura do campo perfilada em prata, sobre que assenta, circundando-o, em blau, o nome da instituição e a data de sua instalação: "INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA – 1950".
O campo azul celeste está carregado, no coração, de duas asas em lavor artístico, em jalne, pousadas sobre uma roda dentada da mesma cor. Sobrepõe-se a esta, um triângulo equilátero em prata, encimado de um facho flamante, em goles. Brocante sobre o conjunto, em blau, a sigla do Instituto: "ITA".
O esmalte azul tem significação histórica: recorda, na cor tradicional, a Engenharia e a Aviação.
O esmalte vermelho da flama ardente representa o luzeiro imorredouro da atividade docente, a busca e a vitória do homem pelo saber, o qual nunca se extingue, nunca se apaga.
Os metais, ouro e prata, são o ardor e a esperança da mocidade. As asas estilizadas, em ouro, simbolizam a força de vontade, o altruísmo, o vôo destemido pela imensidão do saber e os laços que prendem o Instituto às suas origens: o Ministério da Aeronáutica.
A roda dentada, em jalne, é a alegoria da técnica e do progresso tecnológico.
O triângulo equilátero, que representa a perfeição, simboliza, em seus vértices, a tríade basilar do Instituto: educação, ensino e pesquisa; exprime, em seu campo de prata a tranquilidade e a ingenuidade da juventude na conquista de um lugar ao sol e prenuncia um rastro luminoso de esperança nos destinos do Brasil.
Autor do emblema: Eng. Delio de Oliveira Araújo (Turma 1955 do ITA)
Descrição heráldica e simbologia: Prof. Obemor Pinto Damasceno
Figura não oficial criada por Flávio Mendes Neto em 1997.
[Principal] [Apresentação] [Comissões] [Eventos]