D.1-Programa do Concurso
O conteúdo programático para a Prova Escrita (parte de conhecimentos específicos) e para as Provas Didática e Oral será o seguinte:
1.Dimensionamento de instalações prediais de água fria e quente, de esgoto, de prevenção e combate a incêndio e de águas pluviais. Instalação de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Tecnologias de uso eficiente da água e reuso. Projeto de instalações hidráulicas prediais.
2.Condicionamento de ar: carga térmica, sistemas de condicionamento, equipamentos, condução e distribuição de ar, tubulações, torre de arrefecimento. Conforto térmico e construções bioclimáticas.
3. Tratamento de água para abastecimento doméstico – fontes de captação, monitoramento, qualidade da água, padrões de potabilidade, novos contaminantes do meio hídrico, técnicas de tratamento avançado. Concepção e projeto de estações de tratamento de águas para abastecimento público. Conceitos de eco-eficiência aplicados aos sistemas de tratamento.Tratamento, reuso e disposição final de resíduos de estações de tratamento de água.
4. Tratamento e adequação de efluentes domésticos – caracterização do efluente, tipos de tratamento, tecnologias empregadas, métodos alternativos e descentralizados de tratamento de efluentes, processos oxidativos avançados e projeto de estações de tratamento de esgoto. Reuso de águas residuárias. Tratamento, reuso e disposição final de resíduos de estações de tratamento de esgotos. Caracterização e tratamento de águas residuárias contendo poluentes perigosos.
5. Gestão de resíduos sólidos – Noções gerais sobre os resíduos sólidos. Redução, reutilização, reciclagem, compostagem de resíduos sólidos urbanos. Gestão de resíduos da construção civil e aeroportos. Processamentos biológico, mecânico e térmico de resíduos sólidos urbanos. Aproveitamento integral de resíduos e redução de emissões atmosféricas. Destinação final de resíduos sólidos, aterros sanitários. Classificação e tratamento de resíduos perigosos.
D.2- Bibliografia
- DI BERNARDO, L. Métodos e técnicas de tratamento de água. V.1 e 2. Rio de Janeiro: ABES, 1993.
- Gonçalves, R. F. (org). Uso racional da água em edificações. Publicações PROSAB. Rio de Janeiro: ABES, 2006.
- KUEHN, T. H.; RAMSEY, J. W.; THRELKELD, J. L. Thermal Environmental Engineering. 3 Ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.
- MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1996.
- McDougall, F. R.; White, P. R; Franke, M.; Hindle, P. Integrated Solid Waste Management: A Life Cycle Inventory. 2 Ed. Blackwell Publishing, 2001.
- VON SPERLING, M. Wastewater characteristics, treatment and disposal. 1. ed. London: IWA Publishing, 2007.
- LAGREGA, M. D. et al. Hazardous Waste Management. 2ª. ed. New York: McGraw-Hill, 2001.
- TCHOBANOGLOUS, G.; BURTON, F. L.; STENSEL, H. D. Wastewater Engineering - Treatment & Reuse - Metcalf & Eddy. 4ª. ed. New York: McGraw-Hill, 2003.
D.3-Diretrizes para o Plano de Trabalho
Como diretrizes para a preparação do Plano de Trabalho pelo candidato, a Divisão à qual ficará vinculado o novo docente estabelece os seguintes parâmetros mínimos:
a. Atuar na graduação ministrando aulas conforme necessidades do Departamento de Hidráulica nas disciplinas básicas, incluindo laboratórios, na área de Sistemas Prediais e Saneamento, com carga mínima de 4 horas semanais/semestre.
b. Se habilitado, atuar na pós-graduação ministrando disciplinas avançadas, na área de Saneamento Ambiental, relacionadas ao Programa deste Concurso e às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação, com carga horária mínima de 3h semanais/semestre. Caso não habilitado a lecionar na pós-graduação (dada a titulação insuficiente), comprometer-se a iniciar um programa de doutorado no prazo de um ano da posse, em área correlata ao concurso. As atividades do doutorado não deverão interferir nas cargas letivas descritas em (a);
c. Participar de pesquisas e projetos nas linhas de pesquisa relacionadas ao Programa deste Concurso, orientar alunos da Instituição em Trabalhos de Graduação, Iniciação Científica e Pós-Graduação.
d. comprometimento com a Política Educacional do ITA que inclui, entre outros deveres de acordo com as necessidades institucionais, a atuação do docente como conselheiro de alunos de graduação, coordenação de turmas e cursos, orientação de trabalhos em níveis de graduação e de pós-graduação e participação na administração e coordenação acadêmica conforme solicitações da Chefia, incluindo, quando for o caso, a elaboração e correção das Provas do Concurso de Admissão do ITA, assim como na fiscalização quando da aplicação das Provas;
e. publicação dos resultados de seu trabalho, visando ao aprimoramento e divulgação do ensino, da tecnologia e ciência, com esforço especial dirigido a veículos de primeira linha;
f. consultoria e assessoria técnica a órgãos do Comando da Aeronáutica e outras Instituições de ensino, de pesquisa e indústrias, de comum acordo e seguindo orientação do ITA;
g. proposição e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa (afim com a área de Sistemas Prediais e Saneamento) e de apoio à infra-estrutura, respeitada a vocação individual, mas priorizando a institucional; e
h. preparação e divulgação de material didático das disciplinas sob sua responsabilidade. Esse material deverá demonstrar, de maneira clara, a compreensão do docente sobre o assunto.