C.1-Programa do Concurso
O conteúdo programático para a Prova Escrita (parte de conhecimentos específicos) e para as Provas Didática e Oral será o seguinte:
- Conceitos fundamentais de fenômenos de transporte. Equações gerais da cinemática e dinâmica dos fluidos. Equações básicas de transferência de calor e massa. Simulação do escoamento e da dispersão térmica em canais.
- Hidrostática, hidrodinâmica, orifícios, bocais, vertedores, escoamento em condutos, condutos forçados, estações elevatórias, bombas, linhas de recalque.
- Condutos livres, canais abertos, transporte advectivo difusivo, tipo Euleriano, em corpos de água naturais, ressalto hidráulico e remanso.
- Características das bacias hidrográficas. Precipitação, infiltração, evaporação e evapotranspiração, águas subterrâneas. Escoamento superficial: grandezas características, estimativa de vazões, características dos cursos d'água e previsão de enchentes.
- Aplicações de geomática em hidrologia.
- Drenagem superficial: elementos constitutivos dos sistemas de micro e macrodrenagem e parâmetros de projeto.
- Drenagem subterrânea: rebaixamento do lençol freático, sistemas de poços, sistemas de ponteiras, galerias de infiltração, drenos transversais, drenos longitudinais.
- Drenagem de Aeroportos.
C.2- Bibliografia
- CEDERGREN, H. Drenagem dos pavimentos de rodovias e aeródromos. Trad. Cel Hugo Nicodemo Guida. Rio de Janeiro: IPR-LTC, 1980.
- MERLE C. P.; DAVID C. W., Mecânica dos Fluidos. São Paulo: Editora Cengage Learning, 2003.
- MAIDMENT, D.R.; CHOW, V. T.; MAYS, L. W. Applied Hydrology. New York: McGraw-Hill, 1995.
- SILVA, R. C. V. da; MASCARENHAS, F. C. B.; MIGUEZ M. G., Hidráulica Fluvial Vl e VII. COPPE/UFRJ, 2003.
- SISSON, L.E.; PITTS, D.R. Fenômenos de Transporte, Editora LTC, 2001.
- PORTO, R. M. Hidráulica Básica. EESC-USP, 2a Edição. São Carlos, 2003.
- TUCCI, C. E. M. Hidrologia: ciência e aplicação. São Paulo: EDUSP, 1995.
- TUCCI, C. E. M.; PORTO, R. L. L.; BARROS, M. T. Drenagem urbana. Porto Alegre: ABRH – Ed. da Universidade - UFRGS, 1995.
A.3-Diretrizes para o Plano de Trabalho
Como diretrizes para a preparação do Plano de Trabalho pelo candidato, a Divisão à qual ficará vinculado o novo docente estabelece os seguintes parâmetros mínimos:
a. Atuar na graduação ministrando aulas conforme necessidades do Departamento de Hidráulica nas disciplinas básicas, incluindo laboratórios, na área de Hidráulica, e nas aulas de teoria de Fenômenos de Transporte, Hidráulica e Hidrologia e Drenagem, com carga média mínima de 4 horas semanais/semestre.
b. Atuar na pós-graduação ministrando disciplinas avançadas, a serem propostas na Área de Tecnologia Ambiental, relacionadas ao Programa deste Concurso e às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica, com carga horária mínima de 3h semanais/ semestre.
c. Participar de pesquisas e projetos nas linhas de pesquisa relacionadas ao Programa deste Concurso, orientar alunos da Instituição em Trabalhos de Graduação, Iniciação Científica e Pós-Graduação.
d. comprometimento com a Política Educacional do ITA que inclui, entre outros deveres, de acordo com as necessidades institucionais, a atuação do docente como conselheiro de alunos de graduação, coordenação de turmas e cursos, orientação de trabalhos em níveis de graduação e de pós-graduação e participação na administração e coordenação acadêmica conforme solicitações da Chefia, incluindo, quando for o caso, a elaboração e correção das Provas do Concurso de Admissão do ITA, assim como na fiscalização quando da aplicação das Provas;
e. publicação dos resultados de seu trabalho, visando ao aprimoramento e divulgação do ensino, da tecnologia e ciência, com esforço especial dirigido a veículos de primeira linha;
f. consultoria e assessoria técnica a órgãos do Comando da Aeronáutica e outras Instituições de ensino, de pesquisa e indústrias, de comum acordo e seguindo orientação do ITA;
g. proposição e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa (afim com a área de Hidráulica, Hidrologia e Drenagem) e de apoio à infra-estrutura, respeitada a vocação individual, mas priorizando a institucional; e
h. preparação e divulgação de material didático das disciplinas sob sua responsabilidade. Esse material deverá demonstrar, de maneira clara, a compreensão do docente sobre o assunto.
|