B.1-Programa do Concurso
O conteúdo programático para a Prova Escrita (parte de conhecimentos específicos) será o seguinte:
- Formação e gênese das rochas e dos solos
- Características geotécnicas dos solos
- Métodos de investigação do subsolo: prospecção e ensaios de campo
- Propriedades índice, mineralogia e métodos de classificação dos solos
- Geossintéticos: funções e propriedades (índice e funcionais)
- Fluxo em meios porosos contínuos (regime estacionário e transiente)
- Melhoria e estabilização de solos: compactação e pré-carga
- Principio das tensões efetivas, comportamento tensão-deformação e trajetórias de tensões em ensaios especiais – solos saturados e não saturados
- Adensamento de solos
- Modelos constitutivos para solos (lineares, escoamento, endurecimento e estados críticos)
- Obras Geotécnicas: fundações, estabilidade de maciços (naturais e aterros) e estruturas de contenção
O conteúdo programático para as Provas Didática e Oral será o seguinte:
- Formação e gênese dos solos – influência no comportamento geotécnico e nos processos de melhoria e estabilização
- Fluxo transiente e frentes de saturação
- Teoria de adensamento de Barron e sua aplicação na aceleração de recalques e melhoria de solos por pré-carga
- Trajetórias de tensões em ensaios especiais – solos saturados e não saturados
- Modelos constitutivos para solos: escoamento e estados críticos
- Análise da estabilidade de obras geotécnicas envolvendo reforços – especificação e cálculos
- Estimativa de propriedades geotécnicas de solos a partir de ensaios CPTU e outros ensaios de campo – análise comparativa
B.2- Bibliografia
- OLIVEIRA, A. M. S.; BRITO, S. N. A. (Ed.). Geologia de engenharia. São Paulo: ABGE, 1998.
- MITCHEL, D. M. ; SOGA, K. Fundamentals of Soil Behavior. John Wiley & Sons, New York, 2005.
- LAMBE, T. W.; Whitman, R. V. Soil mechanics: SI. John Wiley NY, 1979.
- DAS, B. M, Advanced soil mechanics, Taylor & Francis, 2008.
- FREDLUND,D. G.; RAHARDJO, H. Soil Mechanics for unsaturated soils. John Wiley & Sons, New York, 2008.
- WOOD, D. M. Soil Behavior and Critical State Soil Mechanics. Cambridge: University Press, 1991.
- KOERNER, R. Designing with geosynthetics. Prentice-Hall, New York, 2005.
- HUAT, B.B. K. Sew, GS, Ali, FH, Tropical Residual Soils Engineering. Taylor & Francis, 2004.
- SCHNAID, F. Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia, Oficina de Textos, S.Paulo, 2000.
B.3-Diretrizes para o Plano de Trabalho
Como diretrizes para a preparação do Plano de Trabalho pelo candidato, a Divisão à qual ficará vinculado o novo docente estabelece os seguintes parâmetros mínimos:
a. atuação na graduação e pós-graduação, ministrando aulas, conforme necessidades da Divisão de Engenharia Civil, incluindo laboratórios, nas áreas de conhecimento e concentração. A carga média mínima é de 8 horas de aulas semanais, sendo responsabilidade da Divisão a atribuição de carga didática. Capacidade de atuação na graduação nas disciplinas: Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. Capacidade de atuação na pós-graduação ministrando disciplinas avançadas nas áreas da Geotecnia relacionadas ao Programa deste Concurso e às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação.
b. Apresentação de proposta de disciplinas novas para o programa de pós-graduação PG-EIA-I, na área de Geotecnia.
c. Participação ativa em pesquisa afim com a área de Geotecnia nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação.
d. comprometimento com a Política Educacional do ITA que inclui, entre outros deveres de acordo com as necessidades institucionais, a atuação do docente como conselheiro de alunos de graduação, coordenação de turmas e cursos, orientação de trabalhos em níveis de graduação e de pós-graduação e participação na administração e coordenação acadêmica conforme solicitações da Chefia, incluindo, quando for o caso, a elaboração e correção das Provas do Concurso de Admissão do ITA, assim como na fiscalização quando da aplicação das Provas;
e. publicação dos resultados de seu trabalho, visando ao aprimoramento e divulgação do ensino, da tecnologia e ciência, com esforço especial dirigido a veículos de primeira linha;
f. consultoria e assessoria técnica a órgãos do Comando da Aeronáutica e outras Instituições de ensino, de pesquisa e indústrias, de comum acordo e seguindo orientação do ITA;
g. proposição e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa (afim com a área de Geotecnia) e de apoio à infra-estrutura, respeitada a vocação individual, mas priorizando a institucional; e
h. preparação e divulgação de material didático das disciplinas sob sua responsabilidade. Esse material deverá demonstrar, de maneira clara, a compreensão do docente sobre o assunto.
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