Anexo 1 do EDITAL 04/ITA/2008

B. Perfil 2:
Cargo: Docente do Magistério Superior
Classe: Adjunto
Divisão Acadêmica: Engenharia Civil
Área de Conhecimento: Engenharia Civil – Geotecnia
Titulação Mínima: Graduação em Engenharia Civil e Doutorado na área de Geotecnia
Número de Vagas: 01(um)

B.1-Programa do Concurso

O conteúdo programático para a Prova Escrita (parte de conhecimentos específicos) será o seguinte:

  1. Formação e gênese das rochas e dos solos
  2. Características geotécnicas dos solos
  3. Métodos de investigação do subsolo: prospecção e ensaios de campo
  4. Propriedades índice, mineralogia e métodos de classificação dos solos
  5. Geossintéticos: funções e propriedades (índice e funcionais)
  6. Fluxo em meios porosos contínuos (regime estacionário e transiente)
  7. Melhoria e estabilização de solos: compactação e pré-carga
  8. Principio das tensões efetivas, comportamento tensão-deformação e trajetórias de tensões em ensaios especiais – solos saturados e não saturados
  9. Adensamento de solos
  10. Modelos constitutivos para solos (lineares, escoamento, endurecimento e estados críticos)
  11. Obras Geotécnicas: fundações, estabilidade de maciços (naturais e aterros) e estruturas de contenção

O conteúdo programático para as Provas Didática e Oral será o seguinte:

  1. Formação e gênese dos solos – influência no comportamento geotécnico e nos processos de melhoria e estabilização
  2. Fluxo transiente e frentes de saturação
  3. Teoria de adensamento de Barron e sua aplicação na aceleração de recalques e melhoria de solos por pré-carga
  4. Trajetórias de tensões em ensaios especiais – solos saturados e não saturados
  5. Modelos constitutivos para solos: escoamento e estados críticos
  6. Análise da estabilidade de obras geotécnicas envolvendo reforços – especificação e cálculos
  7. Estimativa de propriedades geotécnicas de solos a partir de ensaios CPTU e outros ensaios de campo – análise comparativa

B.2- Bibliografia

  1. OLIVEIRA, A. M. S.; BRITO, S. N. A. (Ed.). Geologia de engenharia. São Paulo: ABGE, 1998.
  2. MITCHEL, D. M. ; SOGA, K. Fundamentals of Soil Behavior. John Wiley & Sons, New York, 2005.
  3. LAMBE, T. W.; Whitman, R. V. Soil mechanics: SI. John Wiley NY, 1979.
  4. DAS, B. M, Advanced soil mechanics, Taylor & Francis, 2008.
  5. FREDLUND,D. G.; RAHARDJO, H. Soil Mechanics for unsaturated soils. John Wiley & Sons, New York, 2008.
  6. WOOD, D. M. Soil Behavior and Critical State Soil Mechanics. Cambridge: University Press, 1991.
  7. KOERNER, R. Designing with geosynthetics. Prentice-Hall, New York, 2005.
  8. HUAT, B.B. K.  Sew, GS, Ali, FH, Tropical Residual Soils Engineering. Taylor & Francis, 2004.
  9. SCHNAID, F. Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia, Oficina de Textos, S.Paulo, 2000.

B.3-Diretrizes para o Plano de Trabalho

Como diretrizes para a preparação do Plano de Trabalho pelo candidato, a Divisão à qual ficará vinculado o novo docente estabelece os seguintes parâmetros mínimos:

a. atuação na graduação e pós-graduação, ministrando aulas, conforme necessidades da Divisão de Engenharia Civil, incluindo laboratórios, nas áreas de conhecimento e concentração. A carga média mínima é de 8 horas de aulas semanais, sendo responsabilidade da Divisão a atribuição de carga didática. Capacidade de atuação na graduação nas disciplinas: Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos, Obras de Terra e Fundações. Capacidade de atuação na pós-graduação ministrando disciplinas avançadas nas áreas da Geotecnia relacionadas ao Programa deste Concurso e às Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação.

b. Apresentação de proposta de disciplinas novas para o programa de pós-graduação PG-EIA-I, na área de Geotecnia.

c. Participação ativa em pesquisa afim com a área de Geotecnia nas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação.

d. comprometimento com a Política Educacional do ITA que inclui, entre outros deveres de acordo com as necessidades institucionais, a atuação do docente como conselheiro de alunos de graduação, coordenação de turmas e cursos, orientação de trabalhos em níveis de graduação e de pós-graduação e participação na administração e coordenação acadêmica conforme solicitações da Chefia, incluindo, quando for o caso, a elaboração e correção das Provas do Concurso de Admissão do ITA, assim como na fiscalização quando da aplicação das Provas;

e. publicação dos resultados de seu trabalho, visando ao aprimoramento e divulgação do ensino, da tecnologia e ciência, com esforço especial dirigido a veículos de primeira linha;

f. consultoria e assessoria técnica a órgãos do Comando da Aeronáutica e outras Instituições de ensino, de pesquisa e indústrias, de comum acordo e seguindo orientação do ITA;

g. proposição e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa (afim com a área de Geotecnia) e de apoio à infra-estrutura, respeitada a vocação individual, mas priorizando a institucional; e

h. preparação e divulgação de material didático das disciplinas sob sua responsabilidade. Esse material deverá demonstrar, de maneira clara, a compreensão do docente sobre o assunto.