Anexo 1 do EDITAL 01/ITA/2008

A. Perfil 1:
Cargo: Docente do Magistério Superior
Classe: Adjunto
Divisão Acadêmica: Engenharia Civil
Área de Conhecimento: Engenharia Civil-Aeronáutica – Planejamento e Economia
do Transporte Aéreo
Titulação Mínima: Doutorado em Engenharia Civil ou Economia
Número de Vagas: 01 (uma)


A.1 Programa do Concurso


      O conteúdo programático para a Prova Escrita (parte de conhecimentos específicos) e para as Provas Didática e Oral será o seguinte:

1. Demanda e oferta em transporte aéreo
2. Competição perfeita
3. Monopólio
4. Competição monopolista e oligopólios
5. Eficiência e falhas de mercado: poder de mercado e externalidades
6. Regulação econômica e os marcos regulatórios em transporte aéreo
7. Organização e estrutura de um sistema de transporte aéreo
8. O sistema de aviação civil brasileiro
9. Mercados de transporte aéreo: passageiros, carga e aeronaves
10. Modelagem matemática de concorrência e competição no mercado de transporte aéreo:
concorrência via preço e concorrência via quantidade
11. Aspectos de gestão em empresas de transporte aéreo
12. Custos no transporte aéreo

A.2-BIBLIOGRAFIA

1. Ashford, N.; Moore, C. A. Airport finance. New York: Van Nostrand Reinhold, 1992
2. Kanafani, A. Transportation demand analysis. New York: McGraw-Hill, 1983
3. Parkin, M. Economics, 7th. Edition, Pearson Education Inc., 2005
4. Pindyck, R. S. & Rubinfeld, D. L. Microeconomia. 6a. ed. São Paulo: Prentice-Hall
Ltda, 2005
5. Holloway, S. Straight and level: Practical Airline Economics. Aldershot: Ashgate
Publ. Lim. 2003.
6. McCarthy, P. S. Transportation Economics - Theory and Practice: A Case Study
Approach
. Blackwell Publishers Inc., Malden, EUA, 2001.
7. Besanko, D.; et all. A Economia da Estratégia. Bookman, 3ª. Edição, 2006.

A.3-Diretrizes para o Plano de Trabalho

Como diretrizes para a preparação do Plano de Trabalho pelo candidato, a Divisão à qual ficará vinculado o novo docente estabelece os seguintes parâmetros mínimos:

a. atuação na graduação e pós-graduação, ministrando aulas, conforme necessidades da Divisão de Engenharia Civil, incluindo laboratórios, nas áreas de conhecimento e concentração. A carga média mínima é de 8 horas de aulas semanais, sendo responsabilidade da Divisão a atribuição de carga didática. Capacidade de atuação na graduação nas disciplinas: Economia, Planejamento de Transportes e Análise de Problemas de Transportes. Capacidade de atuação na pós-graduação nas disciplinas: Análise de Transportes e Economia do Transporte Aéreo;
b. Apresentação de proposta de disciplinas novas para o programa de pós-graduação PG-EIA-T, com ênfase em planejamento e economia do transporte aéreo;
c. Participação ativa em pesquisa afim com a área de Transporte Aéreo, em particular na área de economia, regulação e competição no transporte aéreo;
d. comprometimento com a Política Educacional do ITA, que inclui entre outros deveres, de
acordo com as necessidades institucionais, a atuação do docente como conselheiro de alunos de graduação, coordenação de turmas e cursos, orientação de trabalhos em níveis de graduação e de pós-graduação e participação na administração e coordenação acadêmica conforme solicitações da Chefia, incluindo, quando for o caso, a elaboração e correção das Provas do Concurso de Admissão do ITA, assim como na fiscalização quando da aplicação das Provas;
e. publicação dos resultados de seu trabalho, visando ao aprimoramento e divulgação do ensino, da tecnologia e ciência, com esforço especial dirigido a veículos de primeira linha;
f. consultoria e assessoria técnica a órgãos do Comando da Aeronáutica e outras Instituições de ensino, de pesquisa e indústrias, de comum acordo e seguindo orientação do ITA;
g. proposição e desenvolvimento de novos projetos de pesquisa (afim com a área de Transporte Aéreo, com ênfase em planejamento, economia, regulação e competição no transporte aéreo) e de apoio à infra-estrutura, respeitada a vocação individual, mas priorizando a institucional; e
h. preparação e divulgação do material didático das disciplinas sob sua responsabilidade. Esse
material deverá demonstrar, de maneira clara, a compreensão do docente sobre o assunto.