Civil

Análise de Transportes 2014

IT-201 Análise de Transportes

Abordagem de mercado em transportes. Estrutura de dados e manuseio de bases estatísticas de transportes. Econometria dos transportes: hipóteses do modelo de regressão com equação única, qualidade do ajuste, uso de variáveis dummy; problemas na estimação, estudo de fatores não observáveis, endogeneidade e simultaneidade, identificação e uso de variáveis instrumentais. Teoria do consumidor e demanda. Análise da firma e da oferta competitiva, teoria dos custos. Monopólio e poder de mercado. Modelagem de redes de transportes. Regulação e políticas governamentais em transportes. Modelos de demanda agregada e desagregada por transportes. Modelo de quatro etapas. Modelos de demanda por operadora de transportes. Modelos de escolha discreta: probit, logit. Padrões de substituição do logit e modelos alternativos.

Bibliografia:

  1. HOLLOWAY, S. Straight and level: practical airline economics. Aldershot: Ashgate, 2008. 587p..
  2. WOOLDRIDGE, J. Introdução à econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 725p..
  3. HUSE, C. e SALVO, A. Estimação e identificação de demanda e de oferta. In: FIUZA, E. P. e MOTTA, R. S. (coordenadores técnicos) Métodos quantitativos em defesa da concorrência e regulação econômica. Rio de Janeiro: Ipea, 2006..

Plano de disciplina (fornecido pelo docente responsável em 2014)

Carga horária semanal:

Créditos (máximo): 3

Requisito exigido: Não há

Requisito recomendado: MB-210 ou equivalente

Responsável (teoria): Professor Alessandro Vinícius Marques de Oliveira


Material extra (acesse o material de todos os anos):


Disciplinas


Observação: Notar que o material extra eventualmente disponibilizado é fornecido pelo docente ou pela respectiva coordenação de pós-graduação. Todo o material enviado ao webmaster é publicado prontamente.

 

 

Críticas?