INFoRmAtivo da Civil

Ano XIII, Número 180
17 de novembro de 2015

Fonte: Chefia da IEI


Curso de Extensão em Gestão Rodoviária - CEGR

Realizado no período de 19 a 30 de outubro, o Curso de Extensão em Gestão Rodoviária para uma turma de 32 engenheiros da Caixa Econômica Federal. Com carga horária 72 horas, o CEGR foi coordenado pela docente Rogéria e teve como instrutores, além de outros colaboradores externos, os seguintes docentes e técnico da Divisão de Engenharia Civil: Alessandro, Alex Íria, Régis e Reinaldo .

SITRAER 2015

Foi realizado no período de 26 a 28 de outubro, o Air Transportation Symposium 2015 (SITRAER 2015). O evento, organizado pela Brazilian Air Transportation Research Society (SBTA), sob a presidência do Professor Müller, contou com o patrocínio da CAPES, FAPESP e Boeing Research Technology. No total, foram apresentadas 9 palestras técnicas (Atech, Boeing, DECEA, Delft, GE Technologies, ICEA, Saab (2) e UCalgary) e 29 artigos científicos para um público de 74 participantes inscritos.

Projeto Comunidade Beira Rio

Publicado o vídeo do Projeto Social Comunidade Beira Rio (www.youtube.com/watch?v=l6xzeWnMEhk). Idealizado pelos professores Kleba (IEF), Sílvia (IEF) e (IEI) e financiado por ex-alunos da Turma 61, o Projeto teve apoio da empresa Huesker e contou com a participação dos professores Pi e Marcelo, do técnico Reinaldo e dos alunos de graduação Mark (IEE), Lucas (IEE) e Giuliana (IEI).

Novo Colaborador

A Divisão de Engenharia Civil conta agora com um novo colaborador. Trata-se do Técnico de Informática Gabriel Krauss de Vilhena Raimundo, estagiário do Projeto SAC-PR.

Banca de mestrado na USP

No dia 12 de novembro, o Professor Müller participou, como membro externo, de banca de dissertação de mestrado na Escola Politécnica da USP sob o título "Construção de cenários para avaliação de transição tecnológica utilizando Fuzzy Cognitive Maps: um estudo para a implantação do ADS-B no Brasil".

Banca de doutorado no INPE

No próximo dia 26 de novembro, a Professora Íria participará, como membro externo, da banca de tese de doutorado no CST-INPE cujo título é "Previsão de enchentes e inundações a partir do uso da previsão numérica do tempo na modelagem hidrológica da bacia hidrográfica do rio Itajaí-Açu, SC".

Aposentadoria da Professora Íria

Foi publicada em 12/11/2015, a Portaria no DIRAP Nº 6.457/3PC1, concedendo aposentadoria à Professora Titular Íria. Os nossos sinceros agradecimentos aos mais de 33 anos de dedicação à formação dos alunos de graduação e pós-graduação da Divisão de Engenharia Civil do ITA e o desejo de muito sucesso nessa nova fase que se inicia.


[Nos anteriores: Ano XIV, Ano XIII, Ano XII, Ano XI, Ano X, Ano IX, Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]