INFoRmAtivo da Civil

Ano XIII, Número 179
17 de setembro de 2015

Fonte: Chefia da IEI


Professor Marcelo De Julio

É com um grande sentimento de perda que comunicamos o falecimento do Professor Marcelo ocorrido no final de agosto. Além de outras atividades, o professor exercia a função de Chefe da Divisão de Engenharia Civil, cargo este que passou a ser exercido pelo Major . Receba a família do Professor Marcelo os mais sinceros votos de solidariedade da comunidade iteana.

Engenharia Civil-Aeronáutica no Ciência sem Fronteiras

Foi iniciado o ano letivo dos alunos de graduação inscritos no Programa Ciência sem Fronteiras. Neste 2o semestre de 2015, 13 alunos da IEI encontram-se matriculados nas seguintes instituições: University of Victoria (Canadá); State University of New York (EUA); Massachusetts Institute of Technology (EUA); University of Southern California (EUA); The University of Akron (EUA); Polytech Orléans (França); Université D'Orléans (França); Université Toulouse III (França); University of Groningen (Holanda); University of Twente (Holanda) e Surrey University (Reino Unido).

Cooperação Acadêmica ITA/ENPC (França)

Em 14 de setembro, em Paris (França), na presença dos professores Anderson e CJ, foi assinado o Acordo de Cooperação Acadêmica entre o ITA e ENPC (École Nationale de Ponts et Chaussées). O acordo prevê o intercâmbio de alunos entre as duas instituições de ensino. Agradecemos a todos os envolvidos nesta importante iniciativa, em especial aos professores Alex e Delma, principais idealizadores e responsáveis pela sua implementação.

Revisão de Normas ABNT

Em 15 de setembro, a Profa. Delma participou em São Paulo-SP, de uma nova rodada de reuniões do Grupo de Trabalho de Normas (CEE-175) da IGSBrasil (International Geosynthetics Society) com o objetivo de revisar as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) relacionadas a geossintéticos, além de definir recomendações para a sua produção e aplicação.

Visita Técnica ao Aeroporto Catarina

No próximo dia 22 de setembro, uma comitiva formada por docentes ( CJ, Maryangela, Müller e ), técnicos ( Reinaldo e Rodolfo ), 19 alunos de graduação (1o e 2o Civil) e 13 alunos de pós-graduação (EIA-I e EIA-T) realizará uma visita técnica às obras de implantação do Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque-SP. Trata-se de um empreendimento privado, sob responsabilidade da Construtora JHSF, em construção às margens da Rodovia Castelo Branco, com o objetivo de suprir a demanda por aviação executiva da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Melhorias no Espaço @ula

Neste mês de setembro foram concluídas as obras de ampliação e adequação da Sala 2129 - Espaço @ula. Novos computadores e um projetor de alta definição encontram-se em processo de aquisição. Em breve, o nosso laboratório estará em condições de receber adequadamente uma turma de até 32 alunos, demanda estimada para o próximo ano letivo.

SITRAER 2015

Estão abertas as inscrições para o Air Transportation Symposium 2015 (SITRAER 2015), a ser realizado nas dependências do ITA, no período de 26 a 28 de outubro, sob a organização da Brazilian Air Transportation Research Society (SBTA). Informações adicionais encontram-se publicadas no endereço sitraer2015.wix.com/sitraer2015.


[Nos anteriores: Ano XIV, Ano XIII, Ano XII, Ano XI, Ano X, Ano IX, Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]