INFoRmAtivo da Civil

Ano XII, Número 174
19 de dezembro de 2014

Fonte: Chefia da IEI


Participação no Brasil 20° 40°

Em infraestrutura urbana, a Equipe do ITA, integrada por professores da IEI, está avaliando o comportamento das estruturas de micro e macrodrenagem urbana a partir dos cenários climáticos para o Brasil no período de 2011-2040. A unidade de avaliação para esse estudo deverá considerar a disponibilidade de informações e considerar os municípios do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres 2012-2014. O resultado será divulgado no início de 2015.

Laboratório de BIM em conclusão

A sala 2005 foi transformada no Laboratório de BIM do ITA não só para acompanhamento das obras em execução durante a expansão do ITA mas para uso acadêmico dos interessados.

Meio Ambiente em Destaque

O professor Marcelo participou, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no dia 2 de dezembro, do debate sobre: "Estruturas de P&D e grandes linhas prioritárias de pesquisa em saneamento" suportado pela SABESP. No dia 16 de dezembro o professor Wilson participou da XXXII Reunião do Conselho Nacional de Recursos Hídricos em Brasília.

Comissão de Licitação

A convite do Reitor, o professor Vertamatti integra a Comissão Especial de Licitação que analisa as propostas das empresas concorrentes para a construção do novo Prédio do Fundamental. O resultado deve ser conhecido nesse dia 23 de dezembro.

Aniversário da COMARA e Reunião DIRENG

Representando o Reitor do ITA, o professor Vertamatti, participou em 12 de dezembro da solenidade militar alusiva ao 58° Aniversário da COMARA, bem como, no dia 15, no Rio de Janeiro, de reunião referente ao programa de expansão do ITA e de melhor aproveitamento de alunos militares para o Comando. Para o dia 26 de janeiro foi agendada reunião, no Auditório da Civil, para tratar dessa questão e de ações para 2015.

Revisão do Livro da ABGE

A convite da ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia - o professor Vertamatti efetua a revisão de livro com a introdução de um novo capítulo denominado Aeroportos, voltado às aplicações da Geologia de Engenharia na implantação da infraestrutura aeroportuária, participando como coautores o Major e o geólogo Márcio Angelieri Cunha (ex-docente da Civil).

Banca na UFSC

O professor Marcelo participa, em 13 de março, de banca de defesa de doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina com tese intitulada "Esferas de poliestireno como elemento filtrante em filtração rápida descendente".

Augúrios para 2015

Fechamos mais um ciclo em nossa Instituição que teve a colaboração de todos. Nesse momento de reflexão, os votos são de que os festejos natalinos nos energizem para uma nova desafiadora temporada de nossas vidas profissionais. Que venha um proveitoso 2015 para todos nós!


[Nos anteriores: Ano XII, Ano XI, Ano X, Ano IX, Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]