INFoRmAtivo da Civil

Ano XII, Número 166
7 de julho de 2014

Fonte: Chefia da IEI


Palestra Internacional

Na quinta-feira, dia 10 de julho, estará em visita aos laboratórios da IEI o Professor Dennis Grubb, da Georgia Tech, ex-orientador do professor Paulo Hemsi. Hoje trabalha na empresa CH2M-Hill na Pensilvânia, Estados Unidos. Além da visita proferirá palestra, aberta ao público, sobre "Remediação ambiental", às 15:00, no Auditório da Civil.

Curso na SANEPAR

O professor Marcelo foi convidado a proferir palestras em curso na Companhia de Saneamento do Paraná, em Ponta Grossa, no período de 21 a 25 de julho. Nesse período o professor estará em férias de suas atividades no ITA.

Apoio de TI para a IEI

A partir de julho, para suporte do Projeto Aeroportos Regionais, coordenado pelo professor Müller, a IEI passa a dispor do tecnólogo Paulo Roberto. Além do apoio ao projeto, o profissional estará à disposição da IEI para auxiliar na manutenção dos equipamentos e, dentro do possível, respondendo às necessidades dos professores da Divisão. A princípio ficará sediado na secretaria da IEI. Solicitações devem ser encaminhadas ao professor Müller. Seja bem-vindo Paulo!

Contribuição à Expansão do ITA

Foi concluída com sucesso a participação do professor Vertamatti como coordenador do Grupo de Trabalho de implantação das obras do ITA. Foram 8 meses, com prioridade no Fundamental e no novo H-8, para finalização e consequente entrega dos diversos projetos executivos dessas obras, o que deu inicio à etapa sequencial dos processos licitatórios. O Coronel Abrahão, Pró-Reitor de Administração, substitui o professor na sequência das atividades do Grupo de Trabalho.

Tecnologias para Construção Civil

No dia primeiro de julho realizou-se no Auditório Armel a reunião de Centro de Desenvolvimento de Tecnologias (CDT) com a participação da professora Maryangela. O foco esteve no desenvolvimento de tecnologias para a Construção Civil e no uso de resíduos. Estiveram presentes representantes da ACONVAP e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, através de profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Municipais. Pretende-se lançar um Grupo de Trabalho na Feira de Construção que acontece em agosto no ExpoValeSul.

Banca na UNICAMP

O professor Flávio participa como membro externo em banca de doutorado na UNICAMP, dia 25 de julho, em Campinas. O título da tese é "Otimização por algoritmos genéticos de pilares esbeltos de concreto armado submetidos à flexão oblíqua".

Banca em Vitória

O professor Marcelo participou como membro externo em banca de mestrado da aluna Renata Santos Brega, na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória, no dia primeiro de julho. No dia 24 de junho, o professor esteve no II Workshop do Projeto FAPESP/SABESP, realizado em São Paulo.


[Nos anteriores: Ano XII, Ano XI, Ano X, Ano IX, Ano VIII, Ano VII, Ano VI, Ano V, Ano IV, Ano III, Ano II, Ano I]