Divisão de Engenharia Civil Ano: 2021
(Turma 2021, TGs 2021)
Medidas de eficiência do tráfego aéreo: uma comparação entre trajetórias previstas e reais (pdf 3,61 MB)
Autor: Carlos Alexandre Silva dos Santos
Orientador(es): Marcelo Xavier Guterres
Relator(es): Evandro José da Silva
Ano: 2021
Resumo:
Com a crescente demanda por transporte aéreo, preocupações com eficiência de voo tem crescido igualmente. A adoção de sistemas como ADS-B permitiram o monitoramento contínuo da grande maioria dos voos comerciais performados em nível mundial. A partir da base de dados fornecidos pelo ADS-B e através de sites de monitoramento como FlightRadar24 além da crescente aplicação de métodos de machine-learning em situações com densa base de dados vem aumentando continuamente em especial para calculos de eficiência e tentativas em se minimizalo. Este trabalho avalia a eficiencia de pouso de voos baseado em duas métricas distintas, a primeira através de rotas nominais obtidas a partir do algoritmo DBSCAN de clusterização e através da comparação das rotas reais com as aerovias, rotas teoricas em que os pilotos se baseiam em seus voos. O parâmetro de eficiência analisado foi o HTE, e uma análise estatistica sobre as amostras em cada caso, cluster e aerovias, foram comparados via teste de Kolmogorov-Smirnov a fim de se avaliar se tais valores partiram de uma mesma distribuição. Por fim, nosso caso de estudo foi o aeroporto de São Paulo/Congonhas (SBSP) onde se analisou os voos de chegada nesse aeroporto entre setembro e dezembro de 2019, o resultado do teste K-S se mostrou significativo estatísticamente e podemos com alto grau de confiança rejeitar a hipótese de as métricas serem equivalentes. Abstract:
With the growing demand for air transport, concerns about flight efficiency have grown equally. The adoption of systems such as ADS-B allowed the continuous monitoring of the vast majority of commercial flights performed worldwide. From the database provi-ded by ADS-B and through monitoring sites such as FlightRadar24 in addition to the increasing application of machine-learning methods in situations with the dense database has been continuously increasing in particular for calculations of efficiency and attempts to minimize. This work evaluates the efficiency of the landing of flights based on two distinct metrics, the first through nominal routes obtained from the DBSCAN clustering algorithm and by comparing the actual routes with the airways, theoretical routes on which pilots are based their flights. The efficiency parameter analyzed was the HTE, and statistical analysis of the samples in each case, cluster, and airways, were compared a Kolmogorov-Smirnov test in order to evaluate whether these values came from the same distribution. Finally, our study case was the airport of São Paulo/Congonhas (SBSP) where we analyzed the arrival flights at this airport between September and December 2019, the results of the K-S test proved statistically significant and we can with a high degree of confidence reject the hypothesis that the metrics are equivalent.