Divisão de Engenharia Civil Ano: 2017

(Turma 2017, TGs 2017)

Atrasos e cancelamentos de voos: slots aeroportuários atenuam o problema dos passageiros? (pdf 607 kB)

Autor: Victor de Abreu Pinheiro Miranda

Orientador(es): Alessandro Vinícius Marques de Oliveira

Relator(es): Daniel Alberto Pamplona

Ano: 2016

Resumo:

Esta pesquisa desenvolve um modelo econométrico para atraso e cancelamento de voos a fim de investigar a influência da concentração de mercado no transporte aéreo na qualidade do serviço prestado aos passageiros, levando em consideração a questão da distribuição de slots aeroportuários. Foram estudados os efeitos da imposição de regime slots aeroportuários sobre os indicadores de regularidade e pontualidade de voos das companhias aéreas afetadas; analisando, ainda, se a atual regulação de slots atinge o objetivo de permitir o uso mais eficiente da capacidade do aeroporto sem prejudicar a qualidade do serviço. Foi examinado o caso do aeroporto brasileiro de Congonhas, o único no país que funciona totalmente por slots e que em 2007 sofreu, por questões de segurança, restrições operacionais mais severas como redução de capacidade horária de pista, vedação de conexões e regra de perímetro. Os resultados sugerem que rotas menos competitivas de aeroportos controlados por slots cancelam mais que aquelas de aeroportos não controlados, no entanto, a regulação inibiu essa tendência. Constatou-se também que a entrada de uma empresa de baixo custo em uma rota gera uma endência de diminuição de cancelamentos. Foi possível observar com os dois modelos uma tendência de tradeoff entre atrasos e cancelamentos por parte das empresas. Portanto, utilizou-se uma modelagem por equações simultâneas a fim de tratar essas variáveis como eventos dependentes.

Abstract:

This paper develops an econometric model of delays and flight cancellations to investigate the influence of market concentration over service quality in the air transport sector, taking into consideration the slot system issue. We analyze the effects of the airport slots system over regularity and punctuality indicators of the affected airlines, analyzing whether current slot regulation uses airport capacity more efficiently without jeopardizing service quality. We analyze Congonhas Airport in San Paulo which had its operations restricted in 2007 due to safety issues, leading to hourly capacity reduction, connections break and perimeter rule. The results suggest slot-controlled airports tend to present more cancellation as they get more concentrated, but after regulation we do not notice this fact. After a low-cost carrier (LCC) enters a given route, we also notice cancellations tend to decrease. Results suggest airlines face a trade-off between delays and cancellations. Thus, we performed a simultaneous equations model to consider this variables as dependents events.