Divisão de Engenharia Civil Ano: 2005

(Turma 2005, TGs 2005)

Título: Estudo da Evolução da Estrutura de Rotas das Empresas Aéreas no Brasil (pdf 2,5 MB)

Autor: Felipe Santana Lopes

Orientador: Prof. Carlos Müller

Relator: Prof. Anderson Ribeiro Correia

Ano: 2005

Resumo:

Este trabalho contempla um Estudo da Evolução da Estrutura de Rotas das Empresas Aéreas no Brasil, no setor doméstico de passageiros ao longo do período de 1970 a 2004. Esse período pode ser dividido em dois grandes momentos: um de 1970 a 1990, com ponto marcante na criação das empresas regionais e, o segundo, até o presente momento com destaque para o processo de flexibilização do mercado e as suas conseqüências. Apresenta-se um panorama geral de várias mudanças no setor, com as regulamentações e desregulamentações, entrada e saída de empresas e mudanças em relação a frota das aeronaves. Fatores influenciaram as rotas praticadas pelas empresas aéreas. Com o uso de um sistema de informação geográfica (SIG) foi possível visualizar e pesquisar diversos retratos das ligações entre os aeroportos no período de 1994 a 2004 (com as restrições caracterizadas pela massa de dados descrita ao longo do trabalho). Com o SIG produzido, permiti-se explorar estudos posteriores com maior detalhe.

Abstract:

This paper approach a study about the evolution of Brazilian routes structure of airline companies, restricted to the domestic segment, among the period of 1970 to 2004. This line time can be divided in two pieces: one by the 70´s until the 90´s, and the other until nowadays. The big division point was the creation of the regional companies. On the second period it is remarkable the deregulation process of the market and consequences. It is shown a general view of some alterations on the domestic market, which’s impacted the routes offered by the Airlines, also the entrance and exit of airline companies and changes on the types of aircrafts By the use of a Geographic Information System was possible see and research information about many routes including the operators, the type of aircraft, the origin and destination. This database is restricted to each day of March along de period of 1994 to 2004. The GIS solution produced permit others future studies.